Rock In Rio: EDP vai substituir lâmpadas do Parque da Bela Vista por versões de baixo consumo
A organização do Rock in Rio e a EDP, patrocinadora oficial do evento, desafiam este ano os festivaleiros a trocarem o carro e deslocarem-se até à “cidade do rock” de bicicleta.
Para tal, durante os cinco dias do festival vai existir um “bicicletário”, localizado junto às bilheteiras do evento, onde os visitantes do festival podem deixar a sua bicicleta guardada de forma segura, já que a Federação Portuguesa de Cicloturismo vai estar encarregue do espaço. Como forma de incentivar a deslocação através deste meio, a organização vai ter ainda um centro de reparações que prestará apoio aos ciclistas de forma gratuita caso tenham algum problema com a bicicleta.
De acordo com Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, esta é mais uma forma de sensibilizar as pessoas para o tema da sustentabilidade. “A Câmara Municipal tem investido nas ciclovias e é importante abraçar essa aposta”, indicou Roberta Medina durante a conferência de imprensa de apresentação da parceira entre a EDP e o Rock in Rio.
Para sensibilizar o público do Rock in Rio para esta campanha de mobilidade mais sustentável, a organização do festival vai organizar, no próximo dia 12 de Abril, uma “bicicletada”, com início junto à sede da EDP, no Marquês de Pombal, e término no Parque da Bela Vista. Durante o evento vão ser escolhidas até cinco pessoas que serão a cara desta campanha de mobilidade. Além de serem a cara do “EU VOU de Bicicleta”, os escolhidos vão ganhar ainda bilhetes e trotinetes eléctricas.
EDP troca lâmpadas do Parque da Bela Vista
Outra das iniciativas no âmbito da sustentabilidade será a troca das actuais lâmpadas do Parque da Bela Vista por lâmpadas mais eficientes e economizadoras. No total, a EDP vai substituir cerca de 170 lâmpadas por outras que consomem menos 8% que as lâmpadas tradicionais de iluminação pública. Depois do festival, as lâmpadas eficientes permanecerão no Parque da Bela Vista.
As duas entidades têm outras iniciativas de cariz sustentável programadas para os dias do festival. Contudo, tanto a EDP como Roberta Medina não quiserem revelar que actividades serão essas.
A promoção do uso de bicicleta e a troca das lâmpadas são iniciativas que se juntam à campanha da Amb3E, que vai desafiar todos os visitantes a darem uma nova vida a equipamentos electrónicos usados.