Russos acreditam que o aquecimento global é uma invenção
Segundo um estudo recente do VTsIOM – instituto público de sondagens russo, quase 40% da população russa acredita que o aquecimento global é uma invenção e motivo de especulação.
Para 39% dos entrevistados, cinco pontos acima do valor de há 10 anos, “o aquecimento global é um problema inventado e um tema de especulação usado por quem joga com o medo natural da humanidade face a desastres naturais”.
No entanto, mais da metade dos russos (51%) acredita também que o aquecimento global é “um problema sério que requer solução imediata”, de acordo com o mesmo inquérito realizado em meados de Julho com 1.200 pessoas. A maioria da população (55%) também acredita que o fenómeno tem um efeito “bastante negativo” no seu país, enquanto mais de um em cada quatro entrevistados (27%) considera que tem um “efeito positivo” para a Rússia.
Entretanto, o presidente Vladimir Putin assegurou, no início de Julho, que a Rússia vai respeitar o Acordo de Paris sobre o clima, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
O planeta quebrou em 2016 o seu terceiro recorde consecutivo de ano mais quente da história, com o planeta a atingir 1°C acima da média da era pré-industrial, de acordo com a Organização Mundial de Meteorologia (OMM).
Em algumas regiões da Rússia, as temperaturas chegaram a 6-7°C acima da média.
Imagem: Creative Commons