Sabia que pode lucrar com a instalação de painéis solares?



Portugal tem uma média de 300 dias de sol por ano. O investimento em energias renováveis para produção de eletricidade, neste caso, o aproveitamento da energia solar, é uma aposta segura, positiva para o Planeta e que permite poupar na fatura da eletricidade no fim do mês. Mas se o primeiro passo rumo às energias renováveis já foi dado em sua casa, fique a saber que ainda é possível fazer mais. É possível lucrar com a sua produção e vender o excedente à rede pública.

Para usufruir deste benefício, deve ter instalada uma “Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC)”. Apesar de se destinar preferencialmente ao autoconsumo, existe uma percentagem de energia que se pode vender à rede pública, neste caso o excedente da produção que não está a ser imediatamente utilizado na habitação. Esta alternativa está ao dispor tanto de entidades particulares como de condomínios e empresas, desde que estas tenham a capacidade de comportar a instalação de painéis solares.

De acordo com a Selectra, empresa especializada na comparação de tarifas de energia, o primeiro passo a ter é aconselhar-se junto de uma equipa especializada e instalar o equipamento na sua habitação. De seguida, deve realizar um registo na Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), onde lhe será indicado qual o tipo de contador que deve ter. O terceiro passo passa por contactar a E-redes com o intuito de solicitar um Código de Ponto de Entrega (CPE) de produtor de eletricidade. Posteriormente, pode começar a pesquisar quais são as empresas que estão interessadas em celebrar um contrato de venda, e por último, enviar os seus dados e celebrar parceria para começar a receber a sua verba mensal.

Como refere a Selectra, não existe uma tabela de preços fixa, pelo que a quantia a receber deve ser acordada entre o produtor e os compradores. Uma forma de rentabilizar o valor da sua produção é vendê-la nos períodos em que existe mais procura, visto que aí o seu poder de negociação será mais elevado.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...