Slytherin: esta nova espécie de serpente homenageia personagem de Harry Potter
Uma equipa de cientistas da Índia descobriu uma nova espécie de serpente venenosa e batizou-a de Salazar Slytherin, o nome de um dos fundadores da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, do mundo mágico de Harry Potter. Os investigadores, fãs da saga criada pela escritora britânica, decidiram assim homenagear J.K. Rowling e a respetiva obra literária.
Os resultados da descoberta científica, feita durante uma expedição a Arunachal Pradesh, na Índia, foram publicados este mês na revista Zoosystematics and Evolution. A equipa sugere, porém, que a cobra em questão seja conhecida como víbora salazar.
Esta espécie distingue-se das restantes serpentes por ter uma faixa laranja-avermelhada no lado da cabeça, no caso dos machos. As víboras deste género são venenosas e estão por todo o leste e sudeste da Ásia. Estima-se que haja 48 outras do mesmo género.
“A diversidade de víboras está possivelmente subestimada, pois várias espécies são morfologicamente enigmáticas, dificultando a sua distinção no campo”, lê-se no artigo científico.
Recorde-se que o nome daquela personagem da série de fantasia [o mais impiedoso e cruel dos quatro fundadores de Hogwarts] foi inspirado em António de Oliveira Salazar. “De facto, fui buscar o nome [de Slytherin] ao ditador português”, respondeu a escritora no Twitter, quando questionada por uma fã sobre a relação do nome daquela personagem com os tempos vividos em Portugal.