Salvar os recifes de coral pode valer 63 mil milhões de euros até 2030



Salvar os ecossistemas da Terra é algo que precisamos de fazer se queremos sobreviver enquanto espécie. Mas se esta não é razão suficiente, então que se olhe para as vantagens económicas.

Um exemplo é o relatório A Economia dos Recifes de Coral (The Coral Reef Economy, no original) que indica que proteger os recifes do planeta pode originar benefícios na casa das dezenas de milhares de milhões de dólares em apenas uma década.

O estudo focou-se em dois dos maiores recifes do mundo e comparou o resultado de dois cenários hipotéticos em 2030: um em que os recifes foram recuperados e estão saudáveis, e outro em que a saúde dos mesmos continua a degradar-se.

O contraste é grande e torna óbvio que as vantagens de proteger o mundo natural vão muito além do que o correto a fazer. Melhorar a saúde dos corais tem o potencial de gerar 37 mil milhões de dólares na Indonésia e 35 mil milhões de dólares na Mesoamérica até 2030, nos setores do turismo, pesca e desenvolvimento costeiro.

“Investir nos recifes de coral tem como retorno um prémio significativo, não só do ponto de vista económico, mas também para a vida marinha e populações costeiras que dependem tão fortemente de corais saudáveis para a sua alimentação, subsistência e proteção”, disse Jerker Tamelander, chefe da unidade dos corais na ONU Ambiente.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...