Sanofi lança nova estratégia de responsabilidade social corporativa
A Sanofi, companhia biofarmacêutica, acaba de anunciar a expansão do seu compromisso social e o lançamento de uma nova estratégia global de responsabilidade social corporativa.
O novo compromisso assumido pela empresa assenta em quatro pilares distintos, preservação do meio ambiente, apoio a comunidades vulneráveis, acesso a medicamentos e inclusão e diversidade dos seus colaboradores.
A Sanofi Global Health vai ser a nova unidade global sem fins lucrativos da empresa, que vai facilitar o acesso a 30 medicamentos essenciais – de acordo com a Organização Mundial da Saúde – a 40 países de baixo rendimento. Esta vai ser a primeira iniciativa global com um portefólio tão amplo de medicamentos, de países abrangidos e em diferentes áreas terapêuticas.
Ainda na área da saúde, a Sanofi vai apoiar comunidades vulneráveis através do desenvolvimento de medicamentos inovadores para o cancro pediátrico, e com a continuação dos esforços de combate à poliomielite e à doença do sono.
Em termos ambientais, a farmacêutica implementou um programa de proteção ambiental, o Planet Mobilization, no qual se compromete a atingir várias metas. Entre elas, de garantir um eco design de todos os seus novos produtos até 2025, acabar com todas as embalagens de plástico preformadas das suas vacinas até 2027, reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 55% até 2030, e ainda até ao mesmo ano, utilizar 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis e uma frota de automóveis neutros em carbono.
A nível global, a Sanofi compromete-se ainda a garantir que os seus colaboradores têm oportunidades iguais de assumir cargos de liderança dentro da empresa.
“A pandemia forçou-nos a questionar quase todos os aspetos das nossas vidas: como vivemos e trabalhamos e como nos conectamos com as nossas comunidades e o planeta. No entanto, por mais desafiante que 2020 tenha sido, aproximou-nos muito mais – à Sanofi e à indústria farmacêutica – do nosso propósito do que em qualquer outro momento que tenhamos memória. Este contexto único levou-nos a elevar a nossa ambição para a estratégia de Responsabilidade Social Corporativa e a incorporá-la ainda mais na nossa missão de transformar vidas e na nossa visão de um futuro melhor”, afirma Paul Hudson, CEO da Sanofi.