Santarém lança concurso nacional de malas “sustentáveis”



A Câmara Municipal de Santarém lançou um concurso nacional de malas “sustentáveis”, produzidas a partir de retalhos e tecidos reutilizados, como, por exemplo, desperdícios das linhas de produção têxtil. “Ideias do Antigamente Fazem a Diferença no Ambiente” já tem 15 inscritos.

Os interessados devem criar uma mala ou saco a partir de retalhos, com o formato de um peixe criticamente ameaçado de extinção no rio Alviela, a boga-portuguesa, ou de um carneiro, com o objectivo de alertar para a protecção da biodiversidade. “Queremos alertar para um consumo mais sustentável e para a importância de valorização dos produtos locais”, afirma a chefe da Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da autarquia.

“Consideramos que podemos passar a ver a moda de forma mais sustentável”, até porque “é importante olharmos para as nossas coisas e perceber que novos usos lhes podemos dar, evitando também a produção de resíduos”, explicou ainda Maria João Cardoso, em declarações citadas pelo jornal online O Mirante. “Queremos mostrar de que forma os nossos actos individuais podem fazer diferença nos modelos de desenvolvimento e na qualidade de vida”, continuou a responsável.

O concurso, uma parceria com o Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), de Lisboa, pretende ajudar a “promover uma economia sustentável inclusiva”. O vencedor, que será avaliado pelo IADE, pode escolher entre um curso de fotografia naquele mesmo instituto ou um fim-de-semana num hotel em Portugal. Os trabalhos deverão ser entregues até dia 31.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...