São Paulo: projecto Nova Luz espalhará ratos, pombos e morcegos no centro da cidade
As obras de requalificação urbana da zona de São Paulo conhecida como a Cracolândia vão espalhar por toda a cidade animais como ratos, pombos e morcegos, de acordo com uma reportagem da Folha.
A conclusão foi retirada de um estudo de impacto ambiental do projecto Nova luz, que irá requalificar esta zona. O projecto prevê, entre outras acções, a valorização dos prédios históricos, reforma das áreas livres públicas, criação de espaços verdes e de lazer e a melhoria do ambiente urbano da região.
De acordo com o estudo, a dispersão destes animais será provocada pelas demolições e escavações, que destruirão habitats como porões, sótãos, forros e galerias. Os pombos e morcegos poderão mover-se vários quilómetros, mas até os ratos podem deslocar-se até três quilómetros, ou seja, chegar a bairros como Higienópolis e Pacaembu à Avenida Paulista.
O estudo chega mesmo a sugerir que, para amenizar o impacto, deve ser feito um controlo químico do local antes das demolições e escavações. De resto, o estudo detectou também a presença de escorpiões, baratas, aranhas, formigas, mosquitos e abelhas, mas a dispersão destes não é preocupante.
Com o projecto Nova Luz, a proposta da prefeitura de São Paulo passa por construir um projecto que respeite os valores e cultura local, com a colaboração e envolvimento de todos.