São Petersburgo tem um novo aeroporto sustentável (com FOTOS)
O aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo, já está a funcionar. Projectado pelos Grimshaw Aechitects, o espaço mantém os traços característicos do atelier – a praticabilidade e os detalhes de construção, associados à sustentabilidade.
O novo espaço possui uma cobertura que se assemelha a um origami de madeira e os espaços interiores são amplos e luminosos, aproveitando a luz natural ao máximo. O aeroporto de Pulkovo é a primeira fase de um projecto mais amplo para melhorar a infra-estrutura de transportes de São Petersburgo e tornar a cidade como uma porta de entrada para a Rússia.
Os Grimshaw Architects ganharam uma competição internacional, em 2007, para desenharem o aeroporto de Pulkovo. O novo terminal deverá acolher 12 milhões de passageiros por ano, refere o Inhabitat. Porém, quando a segunda fase do projecto estiver concluída, em 2017, o espaço deverá ter capacidade para um volume anual de 17 milhões de passageiros.
O design do novo aeroporto foi inspirado na cidade de São Petersburgo, com zonas interligadas que fazem lembrar as ilhas e as pontes da cidade. O telhado e a cobertura foram concebidos para suportar grandes variações de temperatura. As fachadas e as janelas foram optimizadas para captar o máximo de luz e evitar o sobreaquecimento no verão. Algumas das fachadas incluem ainda painéis que permitem controlar a quantidade de luz solar.
“Este edifício representa um ponto de partida para o Grimshaw. Somos conhecidos pelas nossas estruturas expressivas e pela atenção ao detalhe. Aqui, quisemos manter todos esses elementos, e o nosso interesse na sustentabilidade, mas também tentar tornar o edifício numa forma mais definida e espaçosa”, refere Mark Middleton, gestor de projectos do Grimshaw.
[nggallery id=292 template=greensavers]