SeaPod: Protótipo de casa flutuante afundou-se



O protótipo das pequenas casas flutuantes de luxo SeaPod, anunciadas recentemente, registou um enorme fracasso: afundou-se.

Sim, é difícil superar este tipo de embaraço para a Ocean Builders, uma empresa de tecnologia com sede no Panamá. Especialmente quando o Presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, chegou mesmo a aparecer para testemunhar a revelação. Segundo o site “Inhabitat”, o naufrágio foi aparentemente causado por um mau funcionamento da bomba de esgoto, pelo que não foi totalmente culpa da casa.

Estas estruturas têm 833 pés quadrados (73 m2), que inclui um quarto principal, sala, cozinha e casa de banho. Atualmente construídas no Panamá, foram concebidas para todas as zonas costeiras para criar opções de férias ou habitações de longo prazo.

O arquiteto holandês Koen Olthuis desenhou estas unidades que se assemelham muito com naves espaciais futuristas. São muito redondas, planas e brancas. Tubos cheios de ar mantêm as cápsulas a flutuar a cerca de sete metros e meio acima das ondas. A sub-estrutura foi concebida para ser apelativa à vida marinha.  O crescimento dos corais após vários anos pode criar um “ecossistema subaquático próspero“, disse a Ocean Builders, na altura da apresentação das casa.

Segundo a mesma fonte, “a nossa tecnologia permitirá à civilização deslocar-se para o mar e libertará o oceano como uma nova fronteira com uma qualidade de vida que é imbatível em qualquer outro lugar”.

O recente protótipo, revelado a 22 de setembro, no Panamá, teve uma vida curta antes de se afundar. Com pessoas lá dentro, aparentemente conseguiram nadar já que ninguém ficou ferido, sublinha o “Inhabitat”.

“Como toda a inovação e nova tecnologia, há uma probabilidade de tentativa e erro, e isso proporciona uma oportunidade de aprender, melhorar e continuar a inovar na tecnologia oceânica”, disse um porta-voz da empresa após o infeliz incidente.

Provavelmente levará algum tempo até que as SeaPods cheguem ao mercado, mas o preço pedido planeado varia entre $295.000 ((296,85 mil euros) a $1,5 milhões ((1,51 milhões de euros).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...