Seca deverá agravar-se até Outubro



Governo admite que a situação de seca se deverá agravar em Portugal nos próximos três meses, citando informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê pouca precipitação até ao fim do mês de Outubro. A situação de seca, que é já grave ou extremamente grave no país terá assim tendências para se agravar.

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, ainda assim não prevê nenhum condicionamento especial para as populações, embora admita “restrições de uso de água para a actividade agrícola”.  O secretário de Estado falou à saída de uma reunião com autarcas e técnicos de vários municípios do Alentejo, os mais afectados pela falta de água, tal como se pode ler no Observador citando uma notícia da Lusa.

Na altura, o membro do governo salientou também que as albufeiras que representam maior preocupação, como as do Monte da Rocha, no concelho de Ourique (Beja), e da Vigia, no concelho de Redondo (Évora), “ estão a ser monitorizadas diariamente”  e que o “grupo de trabalho que apoia a comissão da seca vai passar a emitir relatórios quinzenais”. Manifestando igualmente a abertura do Governo para “estudar formas de apoiar” investimentos que alguns municípios do Alentejo vão fazer para instalar reservatórios em pequenas localidades para o armazenamento de água para abastecimento.

Foto: Cco Public Domain





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...