Seia: Aldeia de Cabeça apresenta o Natal mais ecológico do País



Cabeça, no concelho de Seia, saiu do anonimato em Julho passado, quando o Economia Verde a apresentou como a primeira aldeia LED portuguesa. Agora, a pequena aldeia de 180 habitantes quer exportar a aposta da sustentabilidade para o período natalício, através de um evento que promove “o Natal mais ecológico do País”.

O evento decorre entre 29 de Novembro e 5 de Janeiro e conta com o forte envolvimento da comunidade da aldeia, que criará cenários inspirados no imaginário do Natal, na natureza, biodiversidade e respeito pelo ambiente.

“O certame propõe uma experiência única através da história, saberes e sabores da Serra da Estrela, um evento inovador assente na simplicidade da montanha, onde apenas prevalece a tradição do presépio, sem alusão ao Pai Natal”, explica o gabinete de comunicação do Município de Seia.

Promovido pelo conselho directivo dos Baldios de Cabeça, o evento resulta de uma candidatura submetida pelos habitantes da aldeia ao Orçamento Participativo de Seia, uma acção que faz parte do Agenda 21 local.

A ideia tem na sustentabilidade e promoção do território a sua origem. “É um programa inovador e inclusivo, iniciado há dois anos e que impulsiona as comunidades locais a participarem na dinamização e valorização do território e das suas gentes”, explica o presidente da Câmara de Seia, Carlos Camelo.

O projecto vai receber €5 mil do orçamento camarário, e poderá dar um impulso importante ao turismo de natureza da aldeia. No entanto, e segundo Ricardo Mendes, o projecto pretende sobretudo valorizar a floresta e preservar a natureza.

Assim, cerca de 90% dos materiais utilizados nos enfeites provêm de desperdícios da floresta, resultantes da limpeza das matas. “[Queremos] ajudar a consolidar a floresta e o excesso de densidade da floresta”, explicou Ricardo Mendes.

Recorde o Economia Verde sobre o LED de Cabeça.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...