Seis cidades portuguesas com poluição do ar acima do limite
Um relatório internacional da OMS indica que 6 das 12 cidades portuguesas analisadas excedem o limite da poluição do ar. Ílhavo, (com 15 microgramas por metro cúbico), Albufeira (com 14), Coimbra (12), Faro, Lisboa e Vila do Conde (as três com 11), foram as metrópoles que ultrapassaram o limite de 10 microgramas por metro cúbico estipulado pela organização para as partículas finas PM2.5, ainda que se encontrem no grupo dos níveis mais baixos entre as quase 3.000 localidades analisadas pela organização, segundo a TSF.
Se a avaliação for feita com base nos limites fixados pela União Europeia, menos exigentes – de 25 microgramas por metro cúbico para o poluente PM2.5 – todas as cidades cumpriam.
O estudo agora publicado pela OMS, cujo levantamento de dados foi realizado em 2014, revela ainda que mais de 80% dos habitantes de áreas urbanas que monitorizam a poluição do ar estão expostos a níveis de poluentes que excedem os limites fixados por esta instituição, principalmente nas cidades de menor rendimento.
A base de dados da OMS reúne informação sobre cerca de 3.000 cidades de 103 países e permitiu a comparação com valores de 2008, concluindo que a poluição do ar nos centros urbanos aumentou 8%, apesar das melhorias registadas em algumas regiões.
Foto: Eduardo Hanazaki / Creative Commons