Selva urbana de Nova Iorque albergava espécie desconhecida de rã desde 1937



Há quase 80 anos, o biólogo Carl Kauffeld afirmava ter ouvido uma nova espécie de rã a coaxar nos arrabaldes de Nova Iorque. A sua descoberta acabou por cair em ouvidos surdos e o animal nunca foi procurado desde 1937. Pelo menos até recentemente.

Com a ajuda de testes genéticos e bioacústicos, investigadores da Rutgers University confirmaram a existência da rã ouvida por Kauffeld e registaram-na como uma nova espécie.

A procura pela rã começou em 2009, quando o biólogo Jeremy Feinberg, estudante de mestrado na Rutgers, ouviu um coaxar invulgar na Ilha de Staten. À medida que se ia espalhando a possibilidade da existência de uma nova espécie de rã-leopardo, iam chegando relatos da existência da rã em outros locais, desde a Carolina do Norte ao Connecticut.

O animal foi já avistado e comprovado como uma nova espécie – Rana kauffeldi, em honra de Carl Kauffeld, e de nome comum rã-leopardo-da-costa-atlântica. “A descoberta de uma nova espécie de rã no noroeste urbano é um acontecimento marcável”, afirma Feinberg, cita o Dodo.

“Depois de algum debate concordámos que era justo baptizar a espécie em honra de Carl Kauffeld. Queríamos reconhecer o seu trabalho e eternizar a sua descoberta ignorada há quase 80 anos”, acrescenta o biólogo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...