Semana Europeia da Mobilidade: que futuro para as nossas cidades?



Discutir a mobilidade urbana, num debate e troca de ideias inovadoras para os desafios que as cidades enfrentam na actualidade é o grande objectivo do Fórum Global Ecomobilidade, evento de abertura da Semana Europeia da Mobilidade 2016, a acontecer já na próxima 6ª feira, dia 16.

Numa parceria entre a Câmara Municipal de Almada, Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, Câmara Municipal de Lisboa e EcoMobility Alliance o debate Fórum Global Ecomobilidade, contará com a presença de dois dos mais influentes actores na área da sustentabilidade urbana, Konrad Otto-Zimmermann e Gil Peñalosa. Façamos então uma pequena nota biográfica sobre os oradores:

Konrad Otto-Zimmerman foi Secretário Geral da ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, a maior associação mundial de cidades e governos locais, com mais de 1.100 membros dedicados ao desenvolvimento urbano sustentável. É actualmente o director criativo da The Urban Idea GmbH, um pequeno grupo de estúdios que apoiam e criam acções de inovação urbana. Concebeu e promoveu os EcoMobility World Festivals, eventos, concebidos por Otto, que têm mobilizado a população de cidades como Joanesburgo ou Suwon, na Coreia do Sul, a viver um mês inteiro sem carros. A ideia é fazer uma “encenação” de uma cidade do futuro com pessoas reais e num cenário real.

– Gil Peñalosa é perito em urbanismo, aconselhando decisores e comunidades sobre como criar cidades vibrantes e saudáveis para todos, independentemente da idade, origem social, económica ou étnica. Nos últimos 8 anos, Gil Peñalosa trabalhou em mais de 200 cidades diferentes nos seis continentes. É Fundador e Presidente da 8 80 Cities, uma ONG do Canadá que promove estilos de vida saudáveis dentro das cidades, através de eventos que reúnam e informem a população; idea labs; programas de ruas fechadas a carros e projectos especiais concebidos para as necessidades específicas das cidades.

Um debate a não perder com os problemas que afectam o dia-a-dia das cidades em discussão, numa partilha de ideias inovadoras para um futuro onde se espera, muito em breve, as cidades estejam mais próximas dos seus habitantes.

A participação neste Fórum Global Ecomobilidade é gratuita, contudo a inscrição é obrigatória. A ficha de inscrição, bem como todas as informações sobre a Conferência podem ser consultadas aqui.

Foto: Alejandra Lagos / Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...