Será esta a melhor creche do mundo? (com FOTOS)
Na creche Fuji, nos arredores de Tóquio, as crianças sentem-se no interior de um qualquer conto infantil passado numa floresta mágica. No telhado oval do edifício, avança o Quartz, o ateliê Tezuka Architects desenhou um recreio interminável, com árvores que chegam até às salas, situadas em baixo, e um chão interminável e redondo, para que as crianças nunca parem de correr.
Na verdade, o Quartz não tem meias-medidas. “Esta é a melhor creche do mundo”, atira. Segundo Takaharu Tezuka, arquitecto responsável pelo edifício, a inspiração para o design surgiu da sua filha, de 12 anos, e do seu filho, de nove. “Eles tornaram-se parte do meu corpo [quando desenhei o edifício]”, explicou.
“[Para desenharmos coisas para crianças] temos de pensar como uma criança”, continuou Tezuka. Por outras palavras: todo o edifício foi centrado naquilo que as crianças mais gostam de fazer – brincar e explorar o mundo.
Depois da brincadeira, as crianças podem deslizar para as salas. A ideia não estava incluída nos planos originais. “Não queria colocar o escorrega, porque diz aos miúdos o que devem e não devem fazer. Sem ferramentas, os miúdos têm de pensar por si próprios e criar jogos. Mas acabei por colocar o escorrega, como saída de emergência”, explicou ao Quartz.
Veja algumas imagens da creche Fuji, certamente uma das mais imaginativas do mundo.
[nggallery id=2084 template=greensavers]