Todos os anos mais de 300 milhões de toneladas de plástico são produzidas, mas apenas uma pequena percentagem de 10% é reciclada. Para lutar contra esta situação, Dave Hakkens concebeu uma máquina que transforma os nossos resíduos de plástico em objectos úteis.

O conceito do projecto Precious Plastic é simples: pegar em embalagens de plástico que temos por casa, usar a máquina para destruir o plástico em mil pedacinhos e daí partir para a criação de algo novo, onde a imaginação é o limite. Um peão, uma jarra, potes, um utensilio de cozinha… “É como ser um artesão do plástico”, diz Dave no vídeo promocional da máquina.

E como a ideia é transformar o plástico em algo de valor, Dave achou por bem partilhar toda a informação sobre esta ferramenta ecológica. Assim no site da iniciativa é possível fazer o download gratuito do “kit básico” para começar a trabalhar: desenhos a explicar como tornar a máquina mais eficiente, sugestões de produtos a criar, mas também a explicação de como é possível adaptar a máquinas às nossas necessidades.

Com uma vertente social associada, este projecto pretende também ser um pontapé de saída para a criação de novos negócios em comunidades mais desfavorecidas. Sem necessidade de conhecimentos profundos na temática da reciclagem, qualquer pessoa pode pegar num pedaço de plástico e transformá-lo em valor acrescentado à sua vida, ao mesmo tempo que recicla produtos que acabariam no lixo.

Foto: Dave Hakkens Facebook