Será que a Terra roubou a lua a Vénus?
A Terra tem uma lua, Úrano tem 27 e Saturno tem mais de 50. Vénus, no entanto, não tem nenhuma. O motivo? Uma nova teoria defende que o nosso planeta pode ter roubado a única lua de Vénus.
A teoria, apresentada por Dave Stevenson, professor de ciência planetária na Caltech University, numa conferência da Royal Society em Londres, sugere que a Terra puxou a lua para fora da órbita de Vénus em direcção à sua.
Stevenson baseia-se no tamanho da lua para sustentar o seu ponto de vista. Ele observou que a nossa lua é muito maior, comparativamente ao nosso planeta, do que outras luas em comparação aos seus planetas.
Terra e Vénus estão próximas uma da outra, têm uma massa semelhante e julga-se inclusive que tenham sido formados da mesma forma. “Portanto a questão é: se Terra e Vénus se formaram de forma idêntica, como é que a Terra tem uma lua e Vénus não?”, questionou o professor.
Stevenson acrescentou que não está convencido da sua teoria, mas que se pode tratar de uma “possibilidade interessante”. Uma grande falha nesta visão, contudo, são as semelhanças geológicas entre as amostras encontradas da Terra e da lua.
Essas amostras apoiam mais a teoria do “impacto gigante”, que sugere que a lua se formou quando um planeta do tamanho de Marte colidiu com a Terra, há cerca de 4,56 mil milhões de anos. Esta colisão terá dividido a Terra em duas partes desiguais, sendo a menor delas a lua.
Outra nova teoria controversa sugere que uma explosão gigante, equivalente a 40 mil milhões de bombas atómicas, proveniente do núcleo da Terra, terá levado de alguma forma à formação da lua. Este violento fenómeno terá ocorrido há cerca de 4,5 mil milhões de anos.
Foto: Sob licença Creative Commons