Siemens e Solarkiosk juntas para levar energia renovável ao continente Africano
A Siemens e a Solarkiosk estão a conjugar esforços para levar energia limpa a zonas não eletrificadas da África rural. Os solar kiosks, quiosques que produzem energia através do sol, são usados em zonas remotas e são fontes de produção de energia descentralizada, ou seja, não estão ligados à rede elétrica. Até ao momento, e antes da parceria estabelecida com a Siemens, a Solarkiosk já implantou mais de 250 projetos em doze países, que disponibilizam energia elétrica a cerca de 5 milhões de pessoas.
O elemento central do sistema da Solarkiosk é o E-HUBB que é alimentado por energia solar e que torna qualquer vila rural energeticamente autónoma. Além disso, disponibiliza diversos serviços às comunidades locais, como carregamento de telemóveis e baterias, iluminação pública, internet, refrigeração de produtos e medicamentos, purificação de água, entre outros.
Neste primeiro projeto conjunto, a Siemens implementará uma gateway de microrrede para recolher e tratar os dados dos sistemas de energia da Solarkiosk e do comércio que é alimentado pela sua eletricidade, com o objetivo de identificar potenciais otimizações e ganhos de eficiência.