Singapura: viagens grátis até às 7h45 reduzem congestionamentos na hora de ponta



Em Junho de 2013, a cidade de Singapura começou a oferecer bilhetes para o movimentado metro local a quem viajasse bem cedo – os interessados tinham de sair da estação antes das 7h45. O programa tinha um único objectivo: libertar o metro das suas intermináveis filas matinais. Assim, os passageiros não pagavam rigorosamente nada se saíssem numa das 16 mais movimentadas estações de metro antes das 7h45 – em dias de semana. Se o fizessem entre as 7h45 e as 8h, teriam um pequeno desconto.

Para facilitar o programa, o metro colocou mais comboios a circular durante este período e aumentou o número de funcionários para estas horas, promovendo, paralelamente, horários mais flexíveis na empresa.

Um ano depois, os primeiros resultados já foram noticiadas e são um sucesso: em Março de 2013, quando o programa foi anunciado, cerca de 36 mil pessoas saíam numa das 16 estações do MRT – assim se chama o metro local – entre as 7h e as 8h da manhã. Entre as 8h e as 9h, por outro lado, 99.500 pessoas saíam nos mesmos locais.

Com o programa, cerca de 7% dos passageiros passaram a viajar mais cedo. O número pode parecer modesto, mas os responsáveis pelo metro e passageiros que não conseguem mudar os seus horários agradecem.

Agora, o programa será estendido por mais um ano – deveria ter terminado em Junho de 2014 mas continuará até 2015.

Um dos grandes problemas desta solução, na verdade, é o financiamento. O MRT não tem grandes problemas neste aspecto, uma vez que tem das maiores receitas de transportes públicos do mundo. No entanto, uma ideia similar noutros países poderá não ser fazível.

Na semana passada, o candidato a mayor da cidade canadiana de Toronto, David Soknacki, anunciou uma estratégia semelhante para o metro e autocarros locais – neste caso, para quem viaje entre as 6h e as 7h. Mas terá Toronto dinheiro para tal arrojo?

Foto:  Puss.In.The.Hood / Creative Commons





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