Sistema de partilha de bicicletas já chega a 500 cidades mundiais. Lisboa continua fora da lista.



Ao contrário de há alguns anos, hoje em dia é perfeitamente normal ver bicicletas nas grandes cidades globais, acompanhadas – ou não – do respectivo estacionamento e sistema de partilha.

Segundo o The Economist, há cerca de 500 sistemas de partilha de bicicletas nas principais cidades globais, um número onde continua a faltar, infelizmente, a capital portuguesa. A maioria destes sistemas foi lançado a partir de 2004 e, também um número muito significativo, é considerado um sucesso.

Os primeiros 30 minutos costumam ser oferecidos, mas mesmo para quem circule durante um certo tempo, esta solução é incrivelmente mais barata que andar de táxi ou carro. “As bicicletas podem variar de modelos básicos, como em Hangzhou, na China, ou os recentes modelos com GPS e tablets, que será lançado brevemente em Copenhaga”, explica o The Economist.

O primeiro sistema de partilha de bicicletas foi um autêntico insucesso, porém. Em 1960, a cidade de Amesterdão colocou na rua cerca de 50 bicicletas gratuitas, que foram imediatamente roubadas. O segundo sistema, que utilizava moedas para levantar as bicicletas, também não resultou, e só à terceira, com tecnologia, a cidade conseguiu controlar o esquema.

Ainda de acordo com o The Economist, que cita o Earth Policy Institute (EPI), em Washington, a maioria dos sistemas de partilha de bicicletas estão na Europa. Ainda assim, há mais bicicletas disponíveis na Ásia – só a China tem 350 mil bicicletas partilhadas.

Os Estados Unidos, por outro lado, tinham em 2012 cerca de 21 sistemas e 8.500 bicicletas disponíveis, mas é provável que este número chegue às 37 mil no próximo ano.

Em Londres, o sistema tem 8.000 bicicletas disponíveis e será melhorado com outras duas mil até ao final do ano. Em Paris, os números são muito impressionantes: desde 2007, já foram feitas 173 milhões viagens de duas rodas.

Finalmente, e em termos de financiamento, as parcerias público privadas lideram o processo. Em Nova Iorque, o sistema é patrocinado pelo Citibank e MasterCard; em Paris, a JCDecaux paga-o em troca de espaço publicitário nas paragens de autocarros e outdoors; em Londres, o Barclays é o patrocinador.

Foto: Milão, sob licença Creative Commons





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