Latas de cerveja com aros biodegradáveis? E que os peixes podem comer no fim?
Há anos que são conhecidos os malefícios que as embalagens de plástico provocam no meio ambiente, em especial nos oceanos. Mas até à data, parece não haver uma verdadeira vontade, tanto da parte dos consumidores como da industria alimentar, em abdicar da conveniência do plástico descartável.
Mas uma empresa produtora de cerveja, com base na Flórida, EUA, diz ter encontrado uma forma para evitar o desperdício de plástico. A Saltwater Brewery lança agora para o mercado uma novidade que vai mudar a forma como transportamos as bebidas, em especial um pack de cervejas. Os aros de plásticos que, normalmente estão em volta das bebidas, estão a ser substituídas por aros biodegradáveis e que podem ser comidas pelas criaturas marinhas.
Os aros biodegradáveis são feitos através de restos de grãos do processo de fabricação da cerveja. Posteriormente estes grãos são amarrados com biololímeros, uma proteína que surge em organismos vivos, e são prensados para obter a forma de um circulo.
A decisão de tornar a empresa mais sustentável a nível ambiental parece ter sido fácil. “Sempre que fabricamos cerveja temos de nos livrar dos resíduos. Começa-se a produção com cerca de 450 kgs, mas no fim do processo acabamos com mais de 1300 kgs. É um custo para a empresa e uma chatice, e temos dado isto aos agricultores para gado. Agora descobrimos uma nova e melhor utilidade para este desperdício”, diz Chris Gove, fundador da cervejeira.
Mesmo com a composição nutricional destes aros biodegradáveis a não ser super nutritiva para as criaturas marinhas, também não as prejudica. “Não estamos a dar-lhe um alimento com 100% de valor nutricional, mas também não os prejudicamos”, defende Chris.
Numa altura em que há mais de 700 espécies marinhas em risco de extinção, inovações como estes aros biodegradáveis não podiam vir em melhor altura. Senão vejamos: nos EUA mais de 67 mil milhões de latas de cerveja são consumidas todos os anos e os aros de plásticos que unem as cervejas num pack perfeito vão, mais cedo ou mais tarde, parar aos oceanos.
Inicialmente a mudança dos aros de plástico para estes biodegradáveis não foi barata, com os consumidores a terem de pagar 10 cêntimos extra pela embalagem, mas no futuro o objectivo da Saltwater Brewery passa por tornar estes aros biodegradáveis mais baratos do que os convencionais de plástico. As latas já são feitas de alumínio, ficando-se assim com uma embalagem totalmente reciclável.
E o interesse dos consumidores por este produto sustentável parece estar bem desperto. “Começámos com 500 unidades para testar o mercado, e venderam-se num instante”, conta com orgulho Chris. Também as associações ambientalistas parecem estar intrigadas com o produto, com a muito conhecida associação PETA a elogiar o trabalho desta empresa. “Para além de estarem a reutilizar os desperdícios de uma forma positiva, também estão a ajudar a salvar os animais, ao alimentá-los em vez de os matarem com as partículas de plástico”, diz Laura Castada, porta-voz da PETA.
Foto: 8ª Colina