Smartphones solares serão usados para monitorizar o abate ilegal de árvores
Monitorizar grandes áreas de árvores vítimas de actividades madeireiras ilegais poderá em breve tornar-se mais fácil, graças ao Rainforest Connection – um plano de usar smartphones movidos a energia solar para ouvir os sons das motosserras em funcionamento.
O plano pode revelar-se especialmente útil em reservas e áreas protegidas onde a desflorestação é dramática para o ecossistema. Os sistemas de monitoração actuais, como fotos de satélite, apenas acompanham a extracção ilegal de madeira depois de o acto estar consumado. Havendo a hipótese de registar o perigo em tempo real, a probabilidade de o impedir aumenta imenso.
A ideia é usar smartphones descartáveis, alimentados por pequenos painéis solares, capazes de registar as frequências de áudio em todas as áreas de floresta tropical protegida e enviar alertas para as autoridades quando os sons das motosserras são detectados. Em breve, o sistema será instalado em Sumatra.
Este projecto-piloto vai implicar a instalação de 15 dispositivos numa área de 25 mil hectares, na reserva de Air Tarusan. Os aparelhos poderão detectar os sons ao longo de um raio de 0,5 Km, de acordo com o Treehugger.
No futuro, espera-se que o programa consiga enviar alertas não só para os guardas florestais mas também para todos os utilizadores da app gratuita que se poderia vir a tornar. Nesse cenário, qualquer pessoa poderia tornar-se num participante activo na linha da frente da protecção ambiental.