Só a Valorcar segue metas de reciclagem de baterias de automóvel



A Valorcar é a única das três entidades gestoras responsáveis pelas baterias de automóvel em fim de vida que cumpre os objectivos fixados de tratamento e reciclagem.

A conclusão resulta de um levantamento feito pela Quercus sobre a gestão de baterias de automóveis que já não estão a ser utilizadas e “verificou que a única entidade gestora das três que existem que está a cumprir as metas previstas na licença é a Valorcar”, indica a organização em comunicado.

As baterias dos automóveis são um resíduo com valor positivo, já que a sua reciclagem apresenta um valor de mercado. Em 2013 ficaram por recolher – via circuito das entidades gestoras – 7.797 toneladas. As entidades gestoras em incumprimento, a GVB e a Baterias Autosil, recolheram menos 11,4% e menos 40%, respectivamente, do valor que deveriam encaminhar para a reciclagem em 2013.

É intenção da Quercus realizar ao longo deste ano um novo ponto da situação para verificar se existiram melhorias na quantidade de baterias encaminhadas para a reciclagem em 2014. A organização apela ainda à Agência Portuguesa do Ambiente que aplique sanções às entidades gestoras em incumprimento.

Foto: Joshua Rothhaas / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...