Sobe para 15 o número de mortos num naufrágio na Nigéria
O número de mortos após o naufrágio de um barco na terça-feira, no rio Niger, no estado de Kebbi, no noroeste da Nigéria, subiu para 15, confirmaram as autoridades.
O presidente do governo local de Koko-Besse, Yahaya Bello, disse à cadeia de televisão britânica British Broadcasting Corporation (BBC) que 15 corpos foram encontrados até agora, enquanto 80 pessoas foram resgatadas.
“Quase todos os passageiros são jovens, rapazes e raparigas pequenos. Encontrámos quatro cadáveres femininos e seis masculinos”, disse o presidente do distrito.
O incidente foi alegadamente causado por um barco sobrecarregado, que transportava mais de 100 produtores de arroz para Samanaji, uma cidade ribeirinha, disse Bello na quinta-feira, acrescentando que tinha sido realizada anteriormente uma reunião para alertar as comunidades locais sobre a utilização de barcos velhos ou sobrecarregados.
Os naufrágios de navios são frequentes nas vias fluviais nigerianas devido à sobrecarga e falta de manutenção, especialmente durante a estação chuvosa.
Em outubro de 2022, cerca de 80 pessoas morreram num naufrágio de uma embarcação no estado de Anambra, no sudeste do país africano.