Soccket: uma bola de futebol que produz energia (com FOTOS)
A Soccket, uma bola de futebol que produz energia, pode parecer uma excelente invenção para um País, como Portugal, onde este desporto é rei, mas na verdade a inovação está vocacionada para locais mais remotos – e onde a electricidade seja, efectivamente, um bem escasso e precioso.
A Soccket foi inventada por quatro estudantes de engenharia da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e é uma bola de futebol que gera e armazena energia durante o jogo.
Para idealizar este projecto, os estudantes tiveram em conta a popularidade do futebol nos Países africanos e o facto de esta bola ser, para além de sustentável, uma forma muito interessante de encorajar a actividade saudável, ao mesmo tempo que produz electricidade limpa para iluminar a noite de África.
A bola capta energia cinética através de um mecanismo de bobina inductiva, que trabalha de forma similar às lanternas que se acedem ao abanar. À medida que a bola é chutada, atrai um imã através da bobina, criando uma corrente que se armazena numa bateria.
De acordo com os designers, o aparelho pesa um pouco mais que uma bola de futebol standard e são necessários apenas 15 minutos de jogo para que ela produza energia suficiente para iluminar uma pequena LED durante três horas.
A ideia parece excelente, mas infelizmente já data de 2010, não tendo os seus criadores conseguido uma divulgação ou distribuição em massa.
Leia mais sobre a Soccket aqui.