A Sociedade Ponto Verde (SPV) vai disponibilizar, no ano letivo 2026/2027, uma formação online gratuita sobre reciclagem de embalagens destinada a professores e educadores. A iniciativa integra a Academia Ponto Verde e é anunciada pela entidade por ocasião do Dia do Professor, que se assinala a 5 de outubro, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a formação pretende disponibilizar à comunidade educativa conhecimentos, conteúdos e ferramentas que possam ser utilizados em contexto escolar, com enfoque na reciclagem de embalagens e na educação ambiental.
Os docentes e educadores interessados podem manifestar o seu interesse através do endereço de email academia@pontoverde.pt.
A Academia Ponto Verde foi criada em 2019 com o objetivo de aproximar a reciclagem de embalagens das escolas. Segundo a Sociedade Ponto Verde, no ano letivo 2025/2026, o projeto chegou a mais de 38 mil alunos em todo o país.
Para 2026/2027, a entidade estabeleceu como objetivo alcançar 50 mil alunos, o que representa um aumento de cerca de 36% face ao ano letivo anterior, envolvendo um maior número de escolas, crianças e jovens.
“Os professores têm um papel essencial na forma como as crianças e os jovens compreendem o mundo e aprendem a participar nele”, afirma Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
A responsável acrescenta que o trabalho desenvolvido pelos professores permite “dar contexto às aprendizagens e ajudar a transformá-las em comportamentos que se prolongam para lá da escola”, destacando o seu papel na educação ambiental e na promoção da reciclagem junto das novas gerações.









