DS Smith contribuiu para uma redução das emissões de CO₂ equivalente a 1831 viagens de avião entre Lisboa e Madrid
A DS Smith contribuiu para uma redução das emissões de CO₂ para a atmosfera equivalente a 1831 viagens de avião entre Lisboa e Madrid no último ano, através da implementação da solução de packaging DS Smith Light Wrap para agrupar bricks, informou a empresa de packaging sustentável, em comunicado.
Segundo a mesma fonte, esta solução foi produzida como um clássico agrupador de bricks – também conhecido no setor como wraparound –, e inclui inovações no seu design que “permitem obter uma embalagem com melhor desempenho com menos fibra, o que também se traduz numa redução das emissões de CO₂ para a atmosfera de 19% em comparação com as soluções tradicionais”.
O design DS Smith Light Wrap foi criado para garantir que o packaging que envolve os bricks funciona corretamente para suportar o peso que os packs exercem uns sobre os outros quando empilhados – tanto no transporte como no ponto de venda – sem que fiquem danificados ou deformados. Para desenvolver esta solução, a equipa de designers da DS Smith inspirou-se no trabalho de compressão e fixação de um automóvel para proteger os seus componentes, bem como os ocupantes do veículo.
DS Smith Light Wrap caracteriza-se por apresentar um design com um duplo vinco na base. O primeiro vinco, mais profundo, funciona quando a caixa é formada na máquina formadora do cliente. Segue-se um segundo vinco, menos profundo, que atua sob compressão quando a caixa é empilhada numa palete. Este design também permite a utilização de menos 19% de fibra de papel do que outras soluções, reduzindo o impacto ambiental e o custo da embalagem sem comprometer a proteção dos produtos.
“As marcas estão a adaptar as tampas dos seus bricks, uma vez que, de acordo com a Lei dos Resíduos e Solos Contaminados da União Europeia, a partir de julho de 2024 deixarão de poder utilizar uma tampa separada. Esta é a melhor altura para as empresas redefinirem também a embalagem dos seus bricks e começarem a utilizar DS Smith Light Wrap, beneficiando de todas as suas vantagens”, afirma Luis Serrano, Sales, Marketing & Innovation Director na DS Smith Ibéria, citado em comunicado.