Sonae Sierra, EDP e CTT lideram responsabilidade climática nas empresas
A Sonae Sierra, a EDP e os CTT lideram o ranking da “Responsabilidade Climática das Empresas: Índice ACGE (Alterações Climáticas e Gestão de Empresas) Sectorial 2010”.
Este é o quinto ano consecutivo da Sonae Sierra na liderança do ranking, o segundo ano consecutivo dos CTT e o primeiro da EDP.
O ranking é publicado pelo Euronatura – Centro para o Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentado – e demonstra o empenho no combate ao fenómeno das alterações climáticas.
Este índice vai já na sua 6ª edição e teve este ano a participação de 54 empresas, que foram avaliadas com base em 42 critérios associados à estrutura administrativa e supervisão das questões ambientais, à gestão e auditorias ambientais e à divulgação e comunicação das questões relacionadas com as alterações climáticas e com o inventário de gases com efeito de estufa.
De acordo com o jornal Oje, as empresas mais bem classificadas são também aquelas que conseguem estabelecer um plano estruturado e consistente de objectivos a longo prazo, que dominam a monitorização dos indicadores climáticos e que utilizam o CO2 como indicação preferencial para a definição de objectivos.
O conselho consultivo deste ranking é composto por Ana Lopes (E.Value), Ana Rita Antunes (Quercus), Anabela Vaz Ribeiro (Associação Portuguesa de Ética Empresarial), Francisco Sanchez, Luís Rochartre (BCSD Portugal), Nuno Clímaco Pereira (IST), Rita Sousa (SW – smartwatt), Rui Loureiro (Sair da Casca), Sofia Santos (Sustentare).
Conheça as 10 primeiras classificadas do ranking
1. Sonae Sierra: 87,5%
EDP: 87,5%
CTT: 87,5%
4. BES: 75%
5. Lipor: 72,5%
CGD: 72,5%
7. Brisa: 70%
Portugal Telecom: 70%
Vodafone: 70%
10. Carris: 62,5%