Sonae Sierra poupou €18,6 milhões devido a medidas ligadas à eficiência dos recursos
A Sonae Sierra gerou uma poupança de €18,6 milhões, em 2014, como resultado das melhorias de eficiência introduzidas pela Empresa desde 2002 e 2003 na gestão de energia, resíduos e água. Este é um dos principais indicadores divulgados no Relatório de Desempenho Económico, Social e Ambiental de 2014”, apresentado recentemente pela empresa.
Durante o ano de 2014, a Sonae Sierra investiu €4,6 milhões em iniciativas ambientais, que proporcionaram uma “diminuição significativa” nos recursos com maior impacto no negócio da empresa. Os resultados do investimento continuado nesta área traduzem-se nos seguintes indicadores ambientais: redução de 18% no consumo de água desde 2003, sendo em 2014 de 3,5 litros/ visita; redução de 40% no consumo de energia, desde 2002, com 435 kWh/m2 em 2014; redução de 80% das emissões de carbono, que agora se situa nos 0,017 tCO2e/ m2 de Área Bruta Locável (ABL); e ainda um aumento de 209% na taxa de reciclagem desde 2002, sendo de 58% em 2014.
Em Portugal, os centros com melhor desempenho em 2014 foram o Centro Colombo (na foto), que registou uma média de emissões de 0,007 tCO2e/ m2 de ABL; C. C. Continente de Portimão, com um consumo de energia de 310 kWh/ m2; AlbufeiraShopping e GuimarãeShopping com uma média de consumo de água na casa dos 1,3 litros/ visita; e ainda 8ª Avenida, que registou em 2014 uma taxa de reciclagem de 84%.
No que respeita às iniciativas de Segurança & Saúde, os principais destaques de 2014 são a redução de 77% de dias perdidos devido a acidentes de trabalho por colaborador, desde 2005, e ainda a redução de 80% do número de não conformidades decorrentes das Observações Preventivas de Segurança, também desde 2005.
“Os resultados operacionais conquistados em 2014 demonstram que as medidas de sustentabilidade implementadas ao longo dos últimos anos têm impacto real no nosso negócio”, explicou a directora de sustentabilidade e comunicação da Sonae Sierra, Elsa Monteiro. “A estratégia de sustentabilidade da Sonae Sierra pressupõe a identificação de conjunto de desafios ambientais e sociais e a procura de soluções que permitam responder a esses desafios criando valor para o negócio e garantindo o seu sucesso a longo prazo”.
No que respeita à resiliência de recursos, a Sonae Sierra desenvolveu diversas iniciativas para reduzir o consumo de água da rede, das quais se destaca a instalação de sistemas de reutilização e captação da água os quais, em 2014, cobrem 43% dos centros comerciais do portefólio. Em 2014, 26% do total de água consumida no portefólio proveio de outras fontes que não a rede pública, permitindo evitar custos no consumo de água na ordem dos €157 mil.
Lojistas prósperos, com estilos de vida saudáveis
No último ano, a Sonae Sierra procurou estabelecer parcerias com os lojistas para tornar os seus negócios mais resilientes. Exemplos destas parcerias são as cinco CoopStores que a Empresa criou em 2014 em Portugal e Espanha, um conceito criado em 2013 que permite a partilha de uma loja entre vários operadores.
“Este novo modelo gerou um volume de vendas superior a €80 mil e contribuiu para melhorar a taxa de ocupação dos Centros Comerciais, dando a oportunidade a negócios locais e jovens empreendedores para testarem e criarem novos negócios nos Centros Comerciais. Além disso, 20% destes operadores tornaram-se lojistas permanentes dos Centros da Sonae Sierra, após um período experimental inicial”, explica a empresa.
No que respeita ao eixo de optimização do conhecimento, a Sonae Sierra desenvolveu em 2014, uma parceria com o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) com o objetivo de fazer um diagnóstico completo na área da saúde e bem-estar no trabalho. Este projecto, denominado Be Well, possibilitou o acesso a informação qualificada sobre os riscos do stress presentes na Empresa e o desenvolvimento de um plano de redução de risco para melhorar a saúde e bem-estar dos colaboradores que está a ser implementado.
Finalmente, a empresa procura utilizar o seu alcance e influência pública para encorajar os visitantes a adoptarem estilos de vida saudáveis e promover uma maior consciencialização para causas sociais. Em 2014, a Empresa levou a cabo a primeira iniciativa de âmbito social com o lançamento do Help Spot, tendo em vista o posicionamento da Sonae Sierra e de cada um dos seus 21 Centros Comerciais em Portugal como principais catalisadores nas comunidades envolventes do trabalho voluntário socialmente responsável.