Sony está a desenvolver tecnologia que vai permitir cobrar por carregamento de gadgets



Se pensa que a energia barata está para ficar, pense melhor. A multinacional japonesa Sony está a desenvolver uma tecnologia, a utilizar nas tomadas eléctricas, que irá monitorizar o consumo de energia, podendo inclusive ser utilizada para ajudar a cobrar pelo carregamento de smartphones, gadgets, computadores portáteis e outros aparelhos electrónicos.

A tecnologia utiliza chips IC para autenticar os utilizadores de tomadas eléctricas, de acordo com uma conferência de imprensa organizada ontem pela própria Sony. Este chip identifica a pessoa que carrega o aparelho – e se ela está ou não autorizada a fazê-lo.

Apesar de a tecnologia permitir monitorizarmos o consumo de energia – e conservarmos-la –, a verdade é que, em último caso, poderá servir para cobrar a quem costuma carregar o seu gadget fora de casa – em cafés ou outros espaços públicos.

De acordo com a IDG News, a Sony ainda não tem data prevista para lançar esta tecnologia, devendo agora trabalhar com marcas responsáveis pelo desenvolvimento de produtos electrónicos, empresas de eletricidade e companhias que desenvolvem grandes infra-estruturas para colocar em prática este teoria.

Na verdade, esta inovação parece encaixar que nem uma luva na realidade japonesa, que multiplicou as faltas de energia desde o desastre nuclear de Fukushima. A questão é saber se os consumidores estarão dispostos a pagar energia fora de casa. É que a IDN News diz que o sistema será idêntico ao de abastecimento de combustível…

Sendo a questão energética uma das mais importantes da actualidade, a Sony estará a tentar antecipar um futuro onde a energia será um bem muito escasso – e terá de ser conservada. E comprada.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...