SPEA discute impacto das linhas eléctricas e iluminação nas aves selvagens
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) vai debater, entre 29 e 31 de Outubro, qual o impacto do transporte de energia eléctrica e da iluminação nas populações de aves selvagens, sobretudo das regiões insulares.
O pertinente tema será debatido no Machico, Ilha da Madeira, durante o VII Congresso de Ornitologia, e destina-se a operadores de electricidade de Portugal continental e macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), investigadores, consultores em ambiente e engenharia, ONGAs e autarquias.
O congresso vai apresentar os últimos projectos levados a cabo pelas empresas de electricidade portuguesas, em colaboração com as ONGAs, instituições nacionais e regionais, em aspectos relacionados com áreas e espécies sensíveis, métodos e eficácia de minimização dos impactes verificados.
A sessão de comunicações incluirá a apresentação, pelas ONGA’s, dos resultados dos projectos em curso, a visão das empresas de electricidade e a situação internacional, com o exemplo da Macaronésia espanhola.
Está ainda prevista uma exposição de algumas empresas especializadas na minimização de impactes das linhas eléctricas sobre as aves. As inscrições devem ser realizadas com a SPEA através do e-mail vanessa.oliveira@spea.pt.