Sue Murphy: envolvimento do consumidor é uma das chaves para uma gestão eficiente e sustentável da água



A tecnologia é o grande aliado das empresas de fornecimento de água por todo o mundo e é fundamental para uma boa gestão deste recurso precioso. Contudo, as novas tecnologias que asseguram o abastecimento não são suficientes para um serviço eficiente e sustentável.

Quem o afirma é Sue Murphy, directora-executiva da Water Corporation, a empresa pública australiana responsável pelo abastecimento e saneamento da Austrália Ocidental. “Os dias em que os engenheiros diziam às pessoas o que deviam fazer acabaram. O futuro está em saber ouvir os consumidores, que não podem continuar a ser encarados como uma coisa abstracta”, defendeu Sue Murphy, durante a sessão de abertura do segundo dia do Congresso Mundial da Água, a decorrer em Lisboa até 26 de Setembro.

Para a australiana o factor mais importante na gestão de empresas de prestação e bens essenciais é saber ouvir os consumidores e envolve-los nas soluções, pois o que pode ser bom para um não é suficiente para outro. “É com um maior envolvimento dos clientes que construímos uma melhor relação e desenvolvemos soluções juntos”, afirma.

Contudo, a especialista defende que, tal como as empresas energéticas, é necessário que o sector da água e saneamento se torne mais verde. Como exemplo, Sue Murphy apontou a empresa que dirige. Além de barragens – cuja utilização tem vindo a diminuir -, a Water Corporation conta com outras fontes alternativas de água. Entre elas contam-se duas unidades de dessalinização, uma estação de reciclagem de água e vários reservatórios subterrâneos.

Foto: yewenyi / Creative Commons

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