Super-bananas podem acabar com a falta de Vitamina A nos países subdesenvolvidos



Os alimentos geneticamente modificados têm os seus prós e contras, sendo mal vistos em muitas regiões do globo. Contudo, por vezes, estes alimentos modificados podem surpreender pela positiva. Investigadores de uma universidade australiana desenvolveram um tipo de banana geneticamente modificada que vai poder ser cultivadas nos países subdesenvolvidos de maneira a acabar com a carência de Vitamina A nestes locais.

Para tal, os investigadores enriqueceram as bananas normais com alfa e beta carotenos, transformando-as em super-bananas capazes de suprir as necessidades nutricionais, principalmente das crianças.

Todos os anos, mais de 650.000 crianças morrem devido à falta de Vitamina A. Contudo, estas bananas geneticamente modificadas – que estão a ser testadas em humanos nos Estados Unidos – podem ajudar a prevenir muitas mortes. A falta de Vitamina A é responsável pela cegueira de pelo menos 300.000 crianças anualmente, o que poderia ser facilmente evitado. Contudo, a escassez de alimento em muitos países da África subsariana impedem que muitas crianças recebam os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.

À vista, as novas bananas são iguais às bananas comuns, com excepção da casca que é cor de laranja em vez de amarela, refere o Inhabitat. O projecto que desenvolveu esta banana geneticamente modificada é apoiado pela Fundação Bill e Melinda Gates e foi desenvolvido na Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália.

Actualmente, as bananas estão a passar por uma fase de testes de seis semanas para determinar se podem ou não ser utilizadas como uma boa fonte de nutrição. Se os testes forem bem-sucedidos, a nova super-banana pode começar a ser cultivada nos países em desenvolvimento em 2020.

Este novo alimento, é certo, vai continuar a polémica dos OGM, que claramente desaprovamos. E o leitor, qual a sua opinião sobre o assunto?

Foto:  Konstantin Zamkov / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...