Sustentabilidade Ambiental como foco durante uma semana no Politécnico de Setúbal



O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai dedicar a próxima semana à Sustentabilidade Ambiental, e criou um programa com diversas atividades que vão inspirar à reflexão e ao debate sobre o tema.

Na segunda-feira, em que se assinala o Dia Mundial da Árvore, será inaugurada uma Estação da Biodiversidade no campus de Setúbal e dois Biospots no campus do Barreiro. Os Biospots da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS) serão apresentados pelas 12h00, e pretendem constituir um “guia de campo” sobre a fauna e flora que têm refúgio no “montado atrás da escola” – aves como o gaio (Garrulus glandarius), a poupa (Upupa sp.), o melro-preto (Turdus merula), ou plantas como o sanganho (Cistus psilosepalus) ou o trovisco (Daphne Gnidium).

A Estação da Biodiversidade será, por sua vez, inaugurada às 14h00, com um percurso pedestre com cerca de 2 quilómetros guiado por oito painéis, que permitirão à comunidade IPS e visitantes consultar imagens e informação científica sobre a diversidade biológica deste território e os serviços desempenhados nos ecossistemas, numa seleção de 46 espécies.

As novas estruturas são o culminar de um trabalho de estudo e divulgação do património natural dos campi do IPS, envolvendo a comunidade académica e outros parceiros, e pretendem ser um alerta para a urgência da conservação e reabilitação dos ecossistemas terrestres existentes. Para assinalar a efeméride, o IPS promove igualmente, em cada um dos locais, ações de plantação de árvores e arbustos autóctones.

No dia 22 de março é assinalado o Dia Mundial da Água com a conferência “O efeito das alterações climáticas nas atividades económicas do distrito de Setúbal”, a ter lugar no Auditório Nobre do IPS, a partir das 10h00, em formato misto (presencial e online). Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Nuno Maia, presidente da Associação da Indústria da Península de Setúbal, Jaime Melo Batista, presidente do Conselho de Administração da LIS-Water – Lisbon International Centre for Water, e Domingos dos Santos, vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, são os oradores convidados para este painel. O encontro de especialistas será moderado por Carla Gomes, diplomada do IPS e investigadora da equipa da Universidade de Lisboa que coordena a área de Sociedade, Governança e Política do projeto europeu B-WaterSmart.

A 23 de março, o IPS associa-se ao projeto “Ativa-te!”, promovido pela Associação Cultural Festroia, recebendo no seu Auditório Nobre, a partir das 10h00, o jovem cientista luso-irlandês Fionn Ferreira, que falará sobre “Plástico, Economia Circular e Sustentabilidade”, com base na sua própria experiência de criador de um método para combater a poluição dos oceanos, pelo qual foi premiado na Google Science Fair 2019. Também empreendedor e ativista ambiental, Fionn Ferreira é um dos 30 nomes da prestigiada lista “Forbes Under 30 – Europe 2021”.

No mesmo espaço, durante a tarde, será exibido o documentário “The plastic hike”, numa sessão que contará com a presença de Andreas Noe – conhecido como The Trash Traveler -, o protagonista do documentário, e dos realizadores Carolina Semrau e Augusto Lima. O filme, que se centra sobre a problemática do lixo marinho na costa continental portuguesa, terá exibição simultânea no campus do Barreiro.

No dia 24 de março serão dinamizados jogos de tabuleiro de temática ambiental no átrio do campus de Setúbal, também a cargo da dupla de cineastas.

Todas as iniciativas são de acesso livre e gratuito. Pode consultar a programação completa no site.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...