Tartaruga mais velha do Reino Unido fez 130 anos



A tartaruga, de nome Thomas, nasceu em 1882, sendo a residente mais velha do Reino Unido – completou já 130 anos de idade.

Durante a maior parte da sua vida, o animal escondeu um segredo sob a carapaça – afinal, é uma fêmea. Foi retirada dos escombros de uma casa atingida por bombardeamentos na Segunda Guerra Mundial, em 1945, mas só quando June Le Gallez a herdou, em 1978, é que um veterinário descobriu a verdade encoberta durante 96 anos.

“As pessoas sugeriram-me que a passasse a chamar Tomasina, mas eu achei que seria cruel mudar-lhe o nome”, diz a dona, de 54 anos.

June diz que, apesar da idade avançada, a tartaruga continua muito activa e forte. Corre, quando lhe apetece, sendo ainda bastante rápida. O seu alimento predilecto são as bananas.

“A Thomas costumava viver e correr no jardim quando era mais nova, mas agora mantemo-la dentro de casa e ela anda por todo o lado”, diz June, que considera o animal uma parte muito importante da família.

June Le Gallez herdou o animal da sua prima Grace Hilditch, em 1978. Thomas, por sua vez, tinha sido oferecida a Grace em 1922 como um presente do seu pai, Harry, que tinha um amigo tratador de répteis no Jardim Zoológico de Londres – nessa altura, foi-lhes dito que o animal já tinha 40 anos de idade.

Thomas viveu com Grace durante 56 anos, na sua casa em Ilford, Essex, que foi bombardeada em 1945. Hoje vive em Guernsey na companhia de mais duas tartarugas, Gorky e Carstaias, ambas de 50 anos.

A mais antiga tartaruga que terá vivido no Reino Unido foi Timmy, que se acreditava ter 160 anos de idade quando morreu, em 2004, em Devon.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...