TEIMAS chega a Portugal para digitalizar a gestão de resíduos em grandes empresas
TEIMAS, uma companhia especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a gestão profissional de resíduos e economia circular, inicia a sua expansão internacional em Portugal para aplicar a tecnologia à gestão inteligente de resíduos e proteger o ambiente de uma forma economicamente rentável, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a companhia, que já trabalha com vários complexos industriais localizados em Portugal, tem como objetivo fundamental promover um futuro “zero resíduos” através de uma solução tecnológica que digitaliza a cadeia de valor dos resíduos, ajudando as grandes empresas nas suas estratégias de sustentabilidade empresarial.
A TEIMAS salienta também que “existem cada vez mais políticas nacionais e internacionais destinadas a promover normas de economia circular em ambientes empresariais”. Por conseguinte, as empresas “precisam hoje de implementar soluções tecnológicas que lhes permitam cumprir os regulamentos atuais e, ao mesmo tempo, impulsionar o seu caminho para zero resíduos e descarbonização”.
Neste sentido, a companhia entende que as empresas portuguesas “são atores essenciais na proteção do ambiente e adaptou o seu software Zero, uma plataforma em nuvem que otimiza a gestão de resíduos, aos requisitos regulamentares do país. Graças a esta poderosa solução tecnológica, as grandes empresas portuguesas podem consolidar, num único local, toda a informação associada à sua gestão de resíduos, facilitando a consulta histórica de dados e a criação de relatórios”. Para além disso, o Zero “já assegura a transferência de resíduos em território nacional de acordo com as normas da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”.
A proximidade entre Portugal e Espanha e a sua experiência anterior é outra razão que levou a TEIMAS a reforçar a sua presença no país: “No âmbito da nossa estratégia empresarial, identificámos Portugal como um mercado-chave para o nosso crescimento. Já dispomos de software que cumpre as rigorosas normas do certificado eGar da Agência Portuguesa do Ambiente para o transporte de resíduos em Portugal. Esperamos reforçar a colaboração com as multinacionais portuguesas e ajudá-las a otimizar a sua gestão de resíduos de uma forma eficiente e sustentável através da digitalização. A experiência anterior nos setores do petróleo e gás e das bebidas em Portugal deu-nos um conhecimento valioso das questões relacionadas com a gestão de resíduos neste país, o que nos permite oferecer soluções adaptadas às suas necessidades específicas”, explica Miguel Varela, CEO e cofundador da TEIMAS.
Zero Autumn Release 2023
“O sucesso do software Zero da TEIMAS para a digitalização da gestão de resíduos e a boa receção que recebeu no ambiente empresarial internacional, onde é utilizado por mais de 30 multinacionais de setores tão diversos como o têxtil, a alimentação e as bebidas, a energia, o petróleo e o gás e as telecomunicações, levou a empresa a lançar uma versão melhorada: Zero Autumn Release 2023”, diz ainda a nota.
“Uma atualização com a qual as empresas poderão processar toda a documentação legal de resíduos na Península Ibérica através das plataformas telemáticas governamentais disponíveis (tais como as plataformas Siliamb em Portugal, e-SIR em Espanha, bem como plataformas autónomas espanholas) e utilizar o seu próprio documento de rastreabilidade de resíduos no resto dos países”, acrescenta.
Além disso, esta nova versão do Zero “permite receber dados e informações de outras aplicações informáticas utilizadas por gestores, agentes, comerciantes, o que facilita os procedimentos e reduz os tempos de carregamento de dados. Desta forma, as empresas portuguesas poderão agilizar a preparação de inspeções, auditorias e relatórios de sustentabilidade”.
A TEIMAS trabalha atualmente com mais de 900 instalações de gestão de resíduos, tem mais de 20.000 pontos de produção de resíduos que utilizam as suas soluções tecnológicas e o seu software Zero é utilizado por grandes empresas como a Telefónica, Damm, Porcelanosa, Red Eléctrica, American Tower España, Synerlab, Eiffage, Lantania e Alvac, entre outras.