Telescópio da NASA capta imagem de um “Godzilla” no espaço



Assim como as nuvens na Terra, as nuvens de gás e poeira no espaço podem, por vezes, assemelhar-se a objetos familiares ou mesmo a criaturas populares de filmes.

Esta imagem colorida mostra uma nebulosa – uma nuvem de gás e poeira no espaço – capturada pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA. Ao longo de milhares de anos, inúmeras estrelas se formaram naquela zona. Durante as suas vidas, a radiação que libertam retira o gás e a poeira, remodelando a nuvem. Grandes mudanças também ocorrem quando estrelas massivas morrem e explodem, tornando-se supernovas. Quando vista à luz visível, o tipo que os olhos humanos podem detetar, essa região é quase totalmente obscurecida por nuvens de poeira. Mas a luz infravermelha (comprimentos de onda maiores do que nossos olhos podem perceber) pode penetrar nas nuvens, revelando regiões ocultas como esta.

Esta imagem foi processada pelo astrónomo do Caltech Robert Hurt, que é responsável pela grande maioria das imagens públicas criadas a partir de dados do telescópio Spitzer desde o lançamento do observatório em 2003. Foi Hurt também quem “descobriu” Godzilla na imagem.

“Eu não estava à procura de monstros”, afirmou. “Olhei para uma região do céu que já naveguei muitas vezes antes, mas nunca tinha ampliado. Às vezes, se apenas cortamos uma área de forma diferente, isso traz à tona algo que não se viu antes. Foram os olhos e a boca que me rugiram ‘Godzilla’. ”

Hurt não está sozinho na sua tendência de ver objetos ligados à Terra em imagens do cosmos. Pareidolia é o nome científico para a tendência humana de perceber uma imagem específica e muitas vezes significativa num padrão visual aleatório ou ambíguo. Outros cientistas viram uma aranha viúva negra, um Jack-o-Lantern, uma cobra, um cérebro humano exposto e a Starship Enterprise, entre outras coisas, em imagens do Spitzer.

Gerido pela NASA no sul da Califórnia, o Spitzer foi descontinuado em janeiro de 2020, mas os cientistas continuam a minerar o seu enorme conjunto de dados em busca de novas informações sobre o universo. E Hurt continua em busca de imagens envolventes.

A nebulosa semelhante a Godzilla está localizada na constelação de Sagitário, ao longo do plano da Via Láctea, que fazia parte do GLIMPSE Survey de Spitzer (abreviação de Galactic Legacy Infrared Mid-Plane Survey Extraordinaire). As estrelas no canto superior direito (onde estariam os olhos e focinho deste Godzilla cósmico) estão a uma distância desconhecida da Terra, mas dentro da nossa galáxia. Localizada a cerca de 7.800 anos-luz da Terra, a região brilhante no canto inferior esquerdo (mão direita de Godzilla) é conhecida como W33.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...