Telhas de vidro produzidas em Portugal aquecem a casa de forma sustentável
A SolTech Energy, uma empresa sueca que comercializa soluções de energia limpa, desenvolveu telhas de vidro transparente que podem produzir aquecimento para a casa. A tecnologia foi premiada como o material mais inovador de 2010.
“[Este produto] combina um design atraente com as funções essenciais para a energia limpa e sustentável. É um produto inovador que vem na altura certa”, explicou o presidente do júri do concurso, Bengt Toolanen.
Uma das diferenciações deste produto é o facto das telhas serem construídas a partir de vidro normal, tendo o mesmo peso das telhas de cerâmica. Ao contrário dos produtos concorrentes, este sistema não aquece a água ou os tubos de vácuo, mas sim o ar puro.
As telhas são instaladas no topo de quadros de nylon preto, debaixo de montes de ar. A cor preta absorve o calor do sol e o ar começa a circular.
O ar quente é depois utilizado para aquecer a água, que está ligada ao sistema de aquecimento da casa através de um acumulador. O sistema permite diminuir a utilização de energia na casa ao longo do ano, quer seja Inverno ou período nocturno, através do armazenamento do ar quente nas camadas isoladoras das telhas.
Segundo o Inhabitat, as telhas são produzidas em Portugal, mas com o design sueco.