Tempestade tropical Helene continua na trajetória para os Açores



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que às 11 horas (hora dos Açores), o centro da tempestade tropical Helene localizava-se a 1054km a SSW das Flores. Este ciclone está a deslocar-se para norte a 37km/h e a previsão indica que a tempestade deverá atravessar o arquipélago dos Açores entre os grupos Ocidental e Central, prevendo-se que às 18 horas (hora dos Açores) do dia 15 se encontre a aproximadamente 28km a leste da ilha das Flores.

As previsões indicam que é muito provável (entre 60 a 90% de probabilidade) que as ilhas dos grupos Ocidental e Central começarem a sofrer os efeitos desta tempestade a partir das seis horas da manhã (hora dos Açores) de Sábado, 15 de setembro. Prevê-se  um aumento gradual da intensidade do vento e agitação marítima, e ocorrência de precipitação pontualmente forte. As ilhas Flores e Corvo deverão ser as primeiras a ser afetadas, estendendo-se a tempestade gradualmente às ilhas do grupo Central.

O IPMA avisa que se prevê que entre as 12 horas de sábado e as nove horas (hora dos Açores) de domingo ocorra precipitação intensa, e que o vento sopre forte a muito forte do quadrante sul, com rajadas até 120.km/h. As ondas deverão atingir os oito metros de altura.

Quanto às ilhas do grupo Oriental, prevê-se que ocorra precipitação temporariamente forte e as rajadas de vento poderão atingir os 85km/h.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...