“Tenacidade e tragédia”: Baleia com deformação na coluna viaja 5000 quilómetros
Durante três meses, uma baleia-de-bossa (Megaptera novaeangliae) conhecida como Moon, ou Lua em português, viajou perto de cinco mil quilómetros desde a Columbia Britânica, no Canadá, até ao Havai, nos Estados Unidos, percorrendo o Oceano Pacífico do local de alimentação para águas mais quentes para se reproduzir.
A história deste grande cetáceo está a captar as atenções do mundo, pois fez toda esta viagem com uma deformação na coluna, que apresenta a forma de um ‘S’, que a obrigou a deslocar-se apenas com a força motriz das suas duas barbatanas peitorais.
De acordo com a organização BC Whales, que se dedica ao estudo de baleias e outros cetáceos na costa norte do Pacífico, este é um conto de “tenacidade e tragédia”. Numa publicação na rede social online Instagram, escreve que Moon estaria provavelmente em grande sofrimento, mas ainda assim percorreu milhares de quilómetros “sem ser capaz de se impulsionar com a sua barbatana caudal”.
Ver esta publicação no Instagram
A BC Whales diz que durante a viagem a baleia perdeu muito peso e ficou coberta de parasitas, e sugere que a deformação na coluna tenha sido o resultado de uma colisão com uma embarcação. Além de uma história de proporções épicas, a viagem de Moon destaca também “os instintos e a cultura” desta espécie, pois, mesmo com dores intensas, este animal não abandonou o que os especialistas chamam de os seus “padrões de comportamento”.
Contudo, a BC Whales acredita que Moon não sobreviverá à viagem de regresso à Columbia Britânica, devido à deformação e ao estado de subnutrição que apresenta. “Nunca compreenderemos verdadeiramente a força que Moon teve para embarcar naquela que será lamentavelmente a sua última viagem, mas cabe-nos a nós respeitar tal tenacidade noutras espécies e reconhecer que as colisões com embarcações resultam em desfechos devastadores.”