Terra: mobiliário reciclável feito de composto orgânico (com FOTOS)



Todos sabemos que o composto orgânico torna um jardim mais saudável, mas será que todos sabem que ele também pode ter um papel crucial no fabrico de mobiliário sustentável? É isto que a designer Adital Ela, da israelita S-Sense Design, está a fazer com a Terra, uma linha de decoração feita inteiramente de composto que ela própria produz perto do seu estúdio.

Ela, que se auto-intitula “designer-colectora”, cria bancos, copos, candeeiros e outras peças de mobiliário usando como matéria-prima as plantas, terra e várias fibras, que junta e depois molda com os seus próprios pés. Segundo a sua pesquisa, a técnica de construção com terra recorrendo à mistura com os pés é bastante antiga, tendo sido usada em lugares como o Irão, o Iraque e a Palestina.

Na FastCo.Design, Ela descreve que chegou pela primeira vez à ideia de criar peças biodegradáveis enquanto bebia chá num copo de barro. “Estava absolutamente fascinada pela forma como os copos de barro secos ao sol eram atirados ao chão e misturados para se tornarem de novo terra em poucos minutos. Vendo isso, comecei a perguntar-me a mim própria: ‘Como podem os produtos, tal como as pessoas, vir do pó e ao pó retornar?’”

Há implicações interessantes no projecto da artista – não se tratam apenas de materiais disponíveis em todo o lado, como também a técnica usada está ao alcance de qualquer pessoa que queira criar o seu próprio mobiliário reciclável.

No desenvolvimento desta linha, Ela descobriu que a sua própria avó havia construído fornos no passado utilizando técnicas semelhantes.

“Fiquei espantada ao descobrir que este conhecimento estava na verdade na minha família a uma geração de distância”, disse ela. “Fez-me lembrar de novo como é crucial encontrar formas de regressar ao património ensinado pelos nossos antepassados e levá-lo adiante através da aplicação do conhecimento científico e tecnológico actual, em direcção a um futuro onde os nossos produtos também têm netos”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...