Tetra Pak contribuiu para distribuição de 6,7 mil milhões de embalagens de leite escolar



Em 2011, a Tetra Pak contribuiu para a distribuição de 6,7 mil milhões de embalagens de leite e de outras bebidas nutritivas a 51 milhões de crianças de mais de 50 países, de acordo com a empresa.

“No Dia Mundial do Leite Escolar, que se assinala hoje, a Tetra Pak congratula-se com a notícia de que um número crescente de governos e organizações internacionais estão a utilizar programas de alimentação escolar para desenvolver a indústria de lacticínios e impulsionar o crescimento económico, além de melhorar a nutrição e resultados escolares”, explica a multinacional em comunicado.

Nos últimos 50 anos, a Tetra Pak tem participado em programas de leite escolar em todo o mundo através do Food for Development Office (FfDO), organismo criado na década de 1960 e que opera em todo o mundo em estreita parceria com entidades oficiais, agências de desenvolvimento, organizações não-governamentais, agricultores e produtores locais de lacticínios.

Em 2011, contribuiu para a distribuição de 6,7 mil milhões de embalagens de leite e de outras bebidas nutritivas a 51 milhões de crianças em idade escolar em mais de 50 países em todo o mundo.

“Ao fornecer uma fonte garantida de procura para lacticínios locais, os programas de alimentação escolar encorajam a expansão, investimento e crescimento económico em comunidades rurais subdesenvolvidas”, disse Ulla Holm, que lidera o Food for Development Office da Tetra Pak.

Em 2012, a Tetra Pak e o FfDO apoiaram vários programas de leite escolar. Destaque para um programa na Turquia abrangendo mais de sete milhões de crianças, em todo o país; um programa em Bombaim (Índia) para 450 mil crianças em 1200 escolas; e outro na Ucrânia e no Uzbequistão, chegando a mais de 1.000 crianças em cada país.

Em Portugal, o Programa do Leite Escolar insere-se num conjunto de medidas de combate à exclusão social e promotoras da igualdade de oportunidades no acesso e no sucesso escolar.

O precursor do programa remonta a 1971, quando o Ministério da Educação iniciou uma experiência específica em cantinas escolares de três distritos nacionais e em Lisboa, que consistiu na distribuição gratuita de sopa de feijão, peixe, ovos, frutas e leite. Nos anos seguintes, este programa foi gradualmente alargado a todas as regiões do País.

Em 1977, o Programa de Leite Escolar do Ministério da Educação utilizou, pela primeira vez, a embalagem Tetra Brik Aseptic de um litro para a distribuição de leite nas escolas do Grande Porto.

Em 1986, a Lei de Bases Do Sistema Educativo estabeleceu o quadro geral do sistema educativo, decretando a gratuitidade da escolaridade obrigatória e os respectivos apoios e complementos educativos, como a alimentação, a distribuição diária de leite e de refeições subsidiadas ou mesmo gratuitas. Pretendia-se, assim, promover o consumo do leite e derivados, ao mesmo tempo que se fazia a associação a outros alimentos nutritivos, indispensáveis às necessidades alimentares dos alunos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...