The Earthshot Prize tem 5 milhões de libras para negócios ambientais de todo o mundo



Fundado pelo Príncipe William e a Fundação Real do Duque e da Duquesa de Cambridge, o The Earthshot Prize tem um total de 5 milhões de libras (5.981.433,63 euros) para premiar soluções que respondam a cinco objetivos ambientais definidos. A Casa do Impacto, hub de empreendedorismo social e ambiental da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, é um dos Official Nominators que vai tomar parte no processo de nomeações. As candidaturas estão abertas até ao dia 20 de fevereiro, no site do hub.

Conscientes da devastação que a ação humana causa no planeta, que impacta diretamente os ecossistemas e que tem consequências irreversíveis, o The Earthshot Prize pretende estimular soluções que superem os cinco desafios definidos, ou Earthshots – e que estão alinhados com os 17 Objetivos para o desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas -, com prémios monetários para o desenvolvimento destes projetos. Os desafios são: “Proteger e Restaurar a Natureza”, “Limpar o Ar que Respiramos”, “Recuperar os Oceanos”, “Construir um Mundo sem Resíduos”, e “Resgatar o Clima”, como ilustra o vídeo oficial do prémio. Cada um dos Earthshots tem 1 milhão de libras para o vencedor da categoria.

Enquanto Official Nominator, a Casa do Impacto integra um grupo de mais de 200 organizações de todo o mundo, convidadas a enviar nomeações para as cinco categorias do prémio. O hub português foi selecionado pela sua capacidade de identificar as soluções mais impactantes em todas as áreas e setores e por ser um espaço de convergência de inúmeras entidades públicas e privadas.

A corrida ao prémio

As soluções candidatas devem já ter testado a sua solução em campo ou com público-alvo e estar num “ponto de viragem” para escalar o seu impacto nos próximos cinco anos. Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, esclarece que procuram “(…) indivíduos, comunidades, empresas e organizações cujas soluções inovadoras promovam o alcance dos cinco Earthshots – categorias formuladas de forma simples, mas ambiciosas que, se alcançadas até 2030, irão melhorar a vida de todos nós e assegurar um futuro sustentável para as próximas gerações.”

Após terminado o período de candidaturas, a Casa do Impacto seleciona as soluções que passam à fase da nomeação. As soluções ainda terão de passar por um rigoroso processo de avaliação pela organização do prémio, que culminará na seleção dos cinco vencedores no último trimestre do ano, numa cerimónia a acontecer nos Estados Unidos da América, no último trimestre de 2022.

Através deste processo, tanto os finalistas como os vencedores têm a possibilidade de acesso a uma plataforma para ampliar o seu trabalho, bem como apoio personalizado pelo The Earthshot Prize e a sua rede de ONGs, empresas, governos, financiadores e mentores especializados. Os cinco vencedores também recebem um prémio de um milhão de libras para escalar o seu impacto.

Esta é a segunda edição do The Earthshot Prize. Para a primeira edição, que aconteceu em Outubro de 2021, em Londres, e foi transmitida em direto pela BBC e Discovery, foram nomeadas 750 soluções e os vencedores foram a República da Costa Rica, a Cidade de Milão, e os projetos Takachar, Coral Vita e Aem Electrolyser.

O The Earthshot Prize é o prémio ambiental, de nível global, mais prestigiado da história, com o objetivo de encontrar novas soluções para os maiores problemas ambientais do mundo. Prevê cinco prémios de um milhão de libras concedidos a cada ano durante os próximos 10 anos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...