Top 10: As maiores borboletas do mundo



Com cerca de 17.500 espécies de borboletas no mundo, estas criaturas coloridas são importantes polinizadores que ajudam a manter o ecossistema.

Adaptaram-se para viver em todos os continentes (exceto na Antártida), mas geralmente preferem clareiras quentes e abertas ou bosques/florestas. As borboletas são atraídas por flores brilhantes e cheiros fortes.

10. Asa de pássaro Miranda

© Robert Nash/ Wikipedia

Envergadura: Até 17 cm

Distribuição: Sumatra e Bornéu

A primeira de várias borboletas de asa de pássaro a entrar no top 10 das maiores, a troides miranda habita principalmente as florestas tropicais de Bornéu e Sumatra.

= 8. Asa de pássaro de Magalhães

© Robert Nash/Wikipedia

Envergadura: Até 18 cm

Distribuição: Filipinas e Ilha das Orquídeas, Taiwan

A asa de pássaro de Magalhães (troides magellanus) é uma borboleta grande e iridescente que tem um brilho azul-esverdeado quando vista de um ângulo diferente. Isto deve-se às suas escamas em forma de nervuras, com várias camadas, que fazem com que a luz seja difratada.

= 8. Asa de pássaro quimera

© Anaxibia/ Wikipedia

Envergadura: Até 18 cm

Distribuição: Nova Guiné e Java, Indonésia

O Asa de pássaro Chimaera (ornithoptera chimaera) é sexualmente dimórfico, sendo a fêmea de cor castanha (o exemplar da foto acima é um macho) e maior do que o macho. A Asa de pássaro quimera é uma espécie montana (encontrada nas encostas das montanhas) e pode ser vista a circular no topo das árvores hibiscus e spathodea nas florestas tropicais da Nova Guiné, Java e Indonésia.

= 6. Troides prattorum

© Alamy

Envergadura: Até 19 cm

Distribuição: Buru, Indonésia

O troides prattorum é endémico de Buru, nas florestas das Ilhas Maluku da Indonésia. Envergadura: Até 19 cm

Distribuição: Buru, Indonésia

O Asa de Pássaro Opalescente de Buru (troides prattorum) é endémico de Buru, nas florestas das Ilhas Maluku da Indonésia. A espécie está classificada como vulnerável, em parte devido ao abate de árvores que ocorre no seu habitat natural.

= 6. Asa de pássaro de Palawan

© Mark Pellegrini/ Wikipedia

Envergadura: Até 19cm

Distribuição: Palawan, Filipinas

Também conhecido como o Asa de Pássaro do Triângulo, o Asa de Pássaro de Palawan (trogonoptera trojana) é endémico da província de Palawan nas Filipinas. Na foto está o macho; a fêmea é de cor mais acastanhada.

= 4. Asa de pássaro dourada de Wallace

© Notafly/ Wikipedia

 

Envergadura: Até 20cm

Distribuição: Ilhas Maluku, Indonésia

O Asa de pássaro dourada de Wallace (ornithoptera croesus) encontra-se no norte de Maluku, na Indonésia, e foi classificado como quase ameaçado em 2018. É uma espécie das terras baixas, preferindo habitar pântanos e outros locais húmidos.

= 4. Asa de pássaro do Rippon

© Robert Nash/ Wikipedia

Envergadura: Até 20cm

Distribuição: Molucas e Sulawesi, Indonésia

Descrita pela primeira vez em 1775 pelo entomologista Pieter Cramer, a asa de pássaro do Rippon (troides hypolitus) é muitas vezes comparada a uma vespa devido às suas marcas amarelas e pretas. Esta espécie de borboleta é endémica das Molucas e de Sulawesi, na Indonésia. A asa de pássaro de Rippon não está significativamente ameaçada, mas está protegida

3. Papilio antimachus

© Naturepix / Alamy Stock Photo

Envergadura: Até 23 cm

Distribuição: África Ocidental e central

A Papilio antimachus pode ser vista a voar por cima da copa das florestas tropicais na África Ocidental e Central, e no topo de colinas relvadas durante a época de reprodução. É uma das espécies de borboleta mais tóxicas e não tem predadores conhecidos. Se for perturbada, pode projetar no ar uma nuvem de substâncias químicas malcheirosas. Embora tenha sido descoberta em 1782, pouco se sabe sobre esta espécie e, até à data, ninguém conseguiu estudar a fase de lagarta ou crisálida; nem sequer sabemos como é a lagarta.

2. Ornithoptera goliath

Envergadura: Até 28cm

Distribuição: Nova Guiné, Indonésia

A segunda maior borboleta do mundo é a ornithoptera goliath, que tem uma envergadura de até 28 cm. Como muitas espécies de borboletas, o macho é mais colorido do que a fêmea, sendo a fêmea da ornithoptera goliath mais castanha. A título de curiosidade, é possível que as fêmeas tenham influenciado a diversidade de cores das borboletas, ao acasalarem com os machos mais coloridos.

1.Borboleta-rainha-alexandra

@Wikimedia Commons

 

Envergadura: Até 31 cm

Distribuição: Papua Nova Guiné, Indonésia

A borboleta-rainha-alexandra (ornithoptera alexandrae) é a maior espécie de borboleta do mundo e encontra-se nas florestas da província de Oro, no leste da Papua Nova Guiné. Esta espécie está em perigo de extinção, mas podes apanhar a tua própria borboleta-rainha-alexandra em Animal Crossing.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...