TransforMAR recolhe mais de 47 toneladas de plástico nas praias do país
O projeto TransforMAR, que promove durante a época balnear a recolha de resíduos nas praias portuguesas através da disponibilização de um depósito próprio, recolheu em 2020 um total de 5,4 toneladas de plástico. A iniciativa esteve presente em 15 praias portugueses de norte a sul do país, e superou os números da edição anterior, que contou com a recolha de 2,6 toneladas.
Esta iniciativa é promovida pelo Lidl Portugal e pelo Electrão, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
Em parceria com a associação da Brigada do Mar, o TransforMAR promoveu ainda ao longo do ano de 2020, 8 ações de limpeza de praias com a intervenção de 76 voluntários, numa extensão de mais de 200 quilómetros de costa, que permitiram retirar da orla marítima 42 toneladas de resíduos plásticos, quase 80% do total de resíduos recolhidos.
O total das 47,4 toneladas de plástico recolhido foi transformado em donativos monetários para apoiar IPSS locais nos concelhos das praias onde o projeto marcou presença. Foram selecionadas pelas Câmaras Municipais 15 IPSS, que irão receber um apoio de mil euros cada, na sequência da valorização de cada tonelada de plástico recolhido, para melhor servirem a comunidade.
Como explica Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, “O TransforMAR é um projeto inovador na forma como transforma o plástico recolhido num benefício para a comunidade, numa lógica de economia circular, e os seus resultados têm-se superado ano após ano. Este ano, através da parceria com a Brigada do Mar, conseguimos alargar a abrangência e duração do projeto resultando em mais plástico recolhido das nossas praias”.
Para Catarina Gonçalves, Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, este “é um projeto que vai ao encontro da mensagem de sensibilização, que deve ser amplamente transmitida a todos os utentes das praias, relativa à urgência de alteração de comportamentos que tenham como resultado a reutilização, a reciclagem e, sobretudo, a redução do plástico/metal, difundida pelo Programa Bandeira Azul. Esta é uma iniciativa que desafia os portugueses, não só a recolher plásticos, mas também a entender o peso/impacto das suas ações nos Oceanos e na sustentabilidade do nosso Planeta.”