Transportes Urbanos de Braga compram 44 autocarros que estavam “encostados” na STCP
A partir de 2016, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) terão 44 novas viaturas a circular, autocarros que pertenciam à STCP e que estavam “encostados” por falta de motoristas.
De acordo com a Rádio Universidade do Minho (RUM), o negócio foi fechado recentemente e revelado esta segunda-feira pelo presidente da Câmara Municipal de Braga.
Para a aquisição dos 39 autocarros e 5 mini-autocarros, os TUB investiram aproximadamente €250.000, de acordo com Ricardo Rio. “É um negócio de grande oportunidade. Poder-se-ia pôr a hipótese de adquirir viaturas novas, a verdade é que se o fôssemos fazer não teríamos condições para adquirir um número significativo de viaturas e isso limitaria o alcance das medidas que nós queríamos implementar nesta matéria”, explicou o autarca bracarense.
Na verdade, a própria ideia para o negócio surgiu depois de ter sido noticiado que havia excesso de viaturas face ao número de motoristas da STCP.
Segundo o autarca, os autocarros adquiridos vão permitir um alívio nas contas da empresa municipal, que até aqui tem estado constantemente a reparar viaturas com 25 e 30 anos.
“Com a aquisição destes autocarros conseguiremos enviar para abate cerca de 30 viaturas que estavam em utilização nos TUB e que tinham uma idade entre os 25 e os 30 anos. [Desta forma, a idade das viaturas que vão estar em circulação] reduzirá quase para metade”, salientou Ricardo Rio.
O autarca assinalou ainda os problemas ambientais causados pelas viaturas mais velhas dos TUB, mas também a manutenção mais barata das viaturas adquiridas. “Estas viaturas estão perfeitamente dentro do seu prazo de vida normal e passamos a ter quase 75% da frota dos TUB idênticas. Para os próximos cinco anos o problema dos TUB com a necessidade de aquisição de novas viaturas fica resolvido”. A frota dos TUB passará a constituída por 119 viaturas.
Foto: Joseolgon / Wikimedia Commons