Três projectos portugueses premiados no ArchDaily Building of the Year (com FOTOS)



O prémio Internacional ArchDaily Building of the year 2015 distinguiu três projectos desenhados por arquitectos portugueses, nas categorias de Escritórios, Arquitectura Cultural e Casas.

Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira venceram na área de Escritórios, pelo desenho do Edifício sobre a Água na China; em Arquitectura Cultural, o Atelier OTO foi distinguido pelo seu projecto para o Parque Natural do Fogo, em Cabo Verde; e, na categoria de Casas, o atelier Spaceworkers foi premiado pela moradia Sambade.

O prémio internacional atribuído a Siza Vieira e Carlos Castanheira foi o primeiro projecto dos arquitectos na China, que resultou num espaço de escritórios erguido sobre um lago artificial na província de Jiangsu. Concluído em 2014, o edifício é uma construção curvilínea de 10.000 metros quadrados, organizada em dois pisos e erigida ao centro de um reservatório da fábrica Shihlien Chemical Juangsu Co, em Huaian. Os espaços cujas secções são transversais à curva do edifício são ligados por pontes que fazem do espaço um elemento de conexão com o ambiente.

Já o projecto do Atelier OTO, para o Parque de Fogo, foi inaugurado em Março de 2014 e resultou numa parceria entre os arquitectos André Castro Santos, Nuno Teixeira Martins, Miguel Ribeiro de Carvalho e Ricardo Vicente. A recente erupção vulcânica da ilha destruiu em 90% a estrutura do edifício que constituía a sede do parque natural, embora os arquitectos da OTO mantenham a esperança de que o projecto seja repensado. “Pode ser que reconstruam noutra zona. Ficou quase completamente destruído. É possível que, com um novo financiamento, consigam reconstruir noutro local”, defende o arquitecto André Santos.

Para a categoria Casas, o projecto da empresa Spaceworkers consistiu numa moradia, cuja  proposta de construção surgiu em 2011 num terreno de três hectares. “Tentámos explorar ao máximo a relação entre a paisagem e potenciar todas as vivências da casa com essa mesma paisagem”,  explica o co-fundador da Spaceworkers,  Henrique Marques, em declarações à agência Lusa.

Fundado em 2008, o Archdaily é um site de informação sobre arquitectura, com relevância à escala global e atribui anualmente o prémio ArchDaily,  pelo qual são destacadas construções  inovadoras, nomeadamente pelos materiais utilizados, pelo modelo arquitectónico e pela sustentabilidade. Dos 70 projectos que chegaram à última fase de concurso, nove foram portugueses.

Fotos: Fernando Guerra / FG+SG

1/8: Parque do Fogo, atelier OTO

9/15: Edifício sobre a Água, Siza Vieira e Carlos Castanheira

16/19: Moradia, Spaceworkers

[nggallery id=1935 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...