Tubarão-lanterna brilha no escuro e consegue tornar-se invisível para evitar predadores
Chama-se tubarão-lanterna, é bastante raro e tem duas características interessantes: pode brilhar no escuro, para facilitar o acasalamento, aprendizagem e outros comportamentos, e torna-se invisível quando quer, para escapar aos predadores.
Segundo a Discovery News, que cita um estudo publicado no Journal of Experimental Marine Biology, o tubarão-lanterna é “minúsculo” e pode ser encontrado nas águas de Okinawa, no Japão, no Mar da China e nas águas do sul do Japão.
O estudo indica que a luz natural do tubarão-lanterna é produzida por órgãos chamados fotóforos, e serve para muitas funções. A capa de invisibilidade, por outro lado, é a característica mais benéfica a este minúsculo tubarão, uma vez que o ajuda a proteger dos predadores.
“Os fotóforos substituem a luz do sol, que é absorvida pelo corpo do tubarão. Assim, a silhueta do tubarão desaparece quando vista de baixo para cima”, explica o autor principal do estudo, Julien Claes.
Esta luz natural terá evoluído há vários milhões de anos, quando o tubarão começou a colonizar o fundo do mar.
De acordo com Claes, há nove zonas distintas luminosas, no tubarão, onde a luz é emitida. Algumas destas, como as da barriga, contribuem também para o efeito de invisibilidade.
O tubarão-lanterna pode ser encontrado entre 200 e 1.000 metros abaixo da superfície da água, onde quase não existe luz.