Tubarão monitorizado por ONG internacional pescado na Póvoa do Varzim



Lembra-se de Lydia, um tubarão-branco que está perto de entrar na história como o primeiro da sua espécie a atravessar o Oceano Atlântico – sendo monitorizado, claro? Um dos outros tubarões monitorizados pela Ocearch, a ONG que está a conduzir o projecto, deverá ter sido pescado em Portugal.

De acordo com a BBC, o tubarão, chamado Rizzilient, terá sido “aparentemente pescado por pescadores comerciais”. O tubarão, uma fêmea mako de 1,5 metros, é um dos vários animais que são monitorizados, via satélite, pela ONG.

“A informação de satélite mais recente do Rizzilient mostra-a em terra, na cidade da Póvoa do Varzim, norte de Portugal”, explica a BBC.

Milhões de tubarões morrem, todos os anos, em virtude da caça específica para remover as suas barbatanas, altamente valiosas no mercado asiático para sopa de barbatana de tubarão ou na medicina alternativa.

Veja aqui o percurso do Rizzilient.

O projecto Ocearch monitoriza quase 150 tubarões, incluindo grandes tubarões-brancos, tubarões-martelo, tubarões-tigre e outras espécies. Um dos objectivos do projecto é afastar-se da pesquisa académica – por vezes muito competitiva -, apostando numa abordagem disruptiva à pesquisa ligada aos mares e que disponibilize todos os dados recolhidos ao público.

Foto:  Martin Burns / Creative Commons

tubarao_SAPO





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...